Serviços

Atuação Psicopedagógica Clínica – O Processo
Avaliação Psicopedagógica e Encaminhamentos
O psicopedagogo faz uso de materiais normatizados com bases científicas na neuropsicologia e nas neurociências. O terapeuta procura entender como o cérebro do paciente aprende, quais são suas zonas de potencialidade e as que se encontram desabilitadas e ou desalinhadas. Além disso, o terapeuta busca ter um olhar subjetivo para compreender o sujeito em diferentes contextos. A partir dessas premissas será construído um Plano Terapêutico Individualizado.
Plano Terapêutico Individualizado
Metas individuais semestrais:
Diante da análise minuciosa feita durante as sessões avaliativas será construído um relatório e a partir do mesmo são evidenciados os pontos relevantes para a organização do Plano Terapêutico e as metas individuais. O plano Terapêutico organiza as intervenções e auxilia o psicopedagogo a preparar suas intervenções de modo a atingir as demandas.
Orientação Parental
A família será acolhida e ouvida pela terapeuta a partir da primeira entrevista, que será o momento em que os responsáveis poderão salientar suas angústias ou dúvidas com relação aos sintomas apresentados pelo paciente. Durante o processo avaliativo e interventivo a família será chamada sempre que necessário ou para redirecionamento do trabalho.
Orientação
Psicopedagógia Escolar
A parceria entre o psicopedagogo clínico e o pedagogo ou a escola é fundamental para a construção do olhar clínico. Afinal, em geral as queixas giram em torno de demandas acadêmicas em diversos âmbitos. O psicopedagogo conta com a colaboração dos professores, coordenadores e/ou psicólogos para colmatar a prática clínica e auxiliar e evidenciar pontos da investigação. Posteriormente, diante das leituras psicopedagógicas essa parceria deverá ser mantida a fim de potencializar os benefícios para o paciente/aluno.
Reavaliação - Análise Funcional
A fim de garantir a eficácia do tratamento, o paciente poderá ser reavaliado por seu terapeuta sempre que houver necessidade de evidenciar os caminhos atuais e futuros da intervenção psicopedagógica. Portanto, em alguns casos é necessário mudar critérios da intervenção intensificando e minimizando pontos observados inicialmente.
Dispensa Psicopedagógica
(Alta)
O momento da alta ocorrerá quando o terapeuta, a escola e a família entenderem que a queixa inicial e as demandas trazidas pela família/escola e as observadas pelo terapeuta foram sanadas e que o paciente a partir de agora, caminhará utilizando-se das orientações e todo o desenvolvimento adquirido durante as sessões psicopedagógicas. A dispensa ocorre paulatinamente, portanto a família será chamada e orientada a observar os comportamentos da criança durante um semestre e posteriormente se o paciente estiver mantendo sua evolução normalmente, o mesmo será dispensado.
Certificado
A terapeuta normalmente entrega um certificado de conclusão com todos os méritos ao seu paciente. Para evidenciar o final do processo em que o aceite da criança/jovem é indispensável.