Orientação Psicopedagógica Escolar
Diálogo entre clínica, família e escola
A Orientação Psicopedagógica Escolar é um processo clínico que une escuta qualificada, sensibilidade e técnica para mediar os desafios enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Desenvolvida por Simone Almeida, psicopedagoga clínica e institucional com mais de 15 anos de experiência, essa abordagem conecta clínica, escola e família na busca por soluções práticas, respeitando a singularidade de cada aluno e promovendo o neurodesenvolvimento.
A orientação inclui encontros com os responsáveis e, quando necessário, visitas à escola. Esse contato direto com professores e coordenadores permite alinhar estratégias, compreender o contexto pedagógico e tornar a intervenção mais eficaz e integrada à realidade da criança.

Quando buscar a orientação psicopedagógica escolar?
A orientação é recomendada sempre que há sinais de que a criança ou adolescente não está conseguindo se desenvolver plenamente no ambiente escolar. Veja alguns exemplos:
Benefícios da orientação escolar com a Casa da Si
Depoimentos:
Contar anos de dedicação em algumas linhas… difícil tarefa!! Pensa em uma mãe desesperada, foi exatamente assim que chegamos no primeiro dia de aula na Casa da Si. Os desafios eram muitos!!! Letra cursiva, números, inglês e claro a surtada da mãe!!! Com todo carinho e uma didática indiscutível, Gabriela superou todas suas dificuldades, e hoje está concluindo o segundo ano do ensino médio. São inúmeras nossas lembranças vividas na Casa da Si!! Somos gratas por cada aula, por cada palavra, pelas risadas e lágrimas que juntas vivemos. Obrigada por todo ensinamento!!!
Gabriela chegou à Casa da Si ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com dificuldades importantes na memorização, na compreensão textual, na linguagem oral e escrita, nos cálculos matemáticos e na atenção. Também enfrentava o impacto de uma mudança para uma escola bilíngue justamente no momento da alfabetização — o que exigiu suporte cuidadoso e intervenções adaptadas.
Com o acompanhamento psicopedagógico contínuo, Gabriela desenvolveu estratégias de organização, leitura, escrita e raciocínio lógico, além de fortalecer sua autoestima e autonomia nos estudos.
Hoje, com mais maturidade e segurança, conclui o Ensino Médio com orgulho de sua trajetória. Sua história é a prova de que quando afeto e técnica caminham juntos, o desenvolvimento acontece de forma real e duradoura.
“Só tenho coisas boas para falar da profissional Simone, sua dedicação com o aprendizado das crianças é incrível. Minha filha esteve com ela durante uns 3 anos, e nesse tempo conseguimos, detectar alguns problemas na aprendizagem da Júlia que nenhum professor ou médico tinha achado antes. A Simone desconfiou de alguns sintomas e pediu para que fossem feitos alguns exames, nos quais comprovaram os problemas para apreender que a Júlia tinha. Daí para a frente ela usou de todos os meios pedagógicos e psicológicos kkk, para ajudar a Júlia. Fora isso sempre esteve presente na escola, falando com a direção sobre os problemas e soluções para ajudar a Júlia. E o desenvolver da Júlia após isso foi incrível, cheguei muitas vezes a ficar emocionada ao ver a Júlia lendo ou escrevendo as redações. Deus coloca as pessoas certas na hora certa na vida da gente, e a Simone foi uma dessas pessoas na minha vida. Obrigada por tudo, sucesso e mais sucesso”.
Mãe de uma paciente TDAH e Dislexia + Epilepsia um grande impacto na leitura.
Julia iniciou o acompanhamento psicopedagógico ainda no Ensino Fundamental I. O diagnóstico clínico indicava Transtorno Específico de Aprendizagem (CID-10: F81.0) com Dislexia, em co-ocorrência com TDAH (CID-10: F90.0), Transtorno do Processamento Auditivo e Epilepsia (CID-10: G40.9), conforme parecer da Dra. Amanda Mendes – Neurologista Infantil (CRM 139.874).
Desde o início, ficou claro que o caminho exigiria constância, adaptações e uma escuta cuidadosa. Gabriela foi acompanhada de forma individualizada ao longo de vários anos, desenvolvendo estratégias de leitura, escrita, organização e autorregulação.
Hoje, com grande maturidade e recursos próprios, ela segue seus estudos com autonomia e segurança. Sua trajetória é prova viva de que, com apoio certo, carinho e persistência, o diagnóstico não define os limites — apenas aponta por onde devemos cuidar.
Com o acompanhamento psicopedagógico contínuo, Gabriela desenvolveu estratégias de organização, leitura, escrita e raciocínio lógico, além de fortalecer sua autoestima e autonomia nos estudos.
Hoje, com mais maturidade e segurança, conclui o Ensino Médio com orgulho de sua trajetória. Sua história é a prova de que quando afeto e técnica caminham juntos, o desenvolvimento acontece de forma real e duradoura.
Perguntas Frequentes
A orientação psicopedagógica substitui o acompanhamento clínico individual?
Não. Ela complementa o processo terapêutico, articulando as informações da clínica com as necessidades do ambiente escolar.
Essa orientação é indicada apenas para crianças com diagnóstico?
Não. Qualquer criança ou adolescente que enfrente dificuldades no ambiente escolar pode se beneficiar da orientação, com ou sem diagnóstico.
Professores e coordenadores também podem participar das sessões?
Sim. Quando possível, realizamos encontros com os profissionais da escola, promovendo um diálogo colaborativo.
Quanto tempo dura o processo de orientação escolar?
A duração varia conforme a demanda do caso. Pode ser pontual ou envolver acompanhamento ao longo de um período letivo.